história

Manifesto em defesa do Direito a Memória e a História

Abaixo-Assinado (#37050):

Historia dos kaingang da bacia do tibagi: uma sociedade Jê meridional em movimento

Autor: 
Kimiye Tommasino
Ano: 
1999
Resumo / Abstract: 

Este trabalho reconstitui a historia dos kaingang da bacia do rio tibagi da metade do século passado, ate os dias atuais. Esta historia permite detectar as estratégias, formas e conteúdos das relações estabelecidas entre as sociedades indígenas e os colonizadores, numa continua afirmação de seu modo de ser. O resgate da historicidade/etnicidade kaingang permite uma outra compreensão da sociedade paranaense e a real natureza do processo de colonização ocorrida neste século, colonização essa feita invariavelmente sobre territórios indígenas. A matéria prima para a reconstituição foram os documentos de missionários, diretores e viajantes, documentos do SPI, FUNAI e outras instituições, da bibliografia cientifica sobre essa sociedade Jê meridional, depoimentos dos kaingang mais velhos e de nossa pesquisa de campo.

 


 

Área do Conhecimento: 
Antropologia Social

Comunidade cafuza de José Boiteux/SC: História e Antropologia

Autor: 
Pedro Martins
Ano: 
2001
Resumo / Abstract: 

Este trabalho resgata a trajetória da Comunidade Cafuza de José Boiteux/SC desde a sua participação, na condição de rebeldes, na Guerra do Contestado (1912-1916) até a conquista da terra própria, em 1992, e o seu momento atual. A Comunidade Cafuza é um grupo étnico formado pela miscigenação entre negros e índios e partilha de maneira mais ampla a cultura cabocla, própria dos segmentos marginalizados da população camponesa "nativa" de Santa Catarina. Abordado a partir das teorias sobre campesinato e etnicidade o estudo revela três momentos distintos onde o grupo se apropria de um pedaço de terra e constrói nele o seu modo de vida. O primeiro momento é marcado pelo desbravamento do sertão do Faxinal - entre a Serra Geral e o Vale do Itajaí - e o posterior conflito com uma empresa colonizadora; o segundo momento mostra o grupo convivendo nas terras dos índios Xokleng, enquanto é explorado em sua força de trabalho pelas autoridades federais, e as conseqüências da construção de uma barragem sobre as terras indígenas; o terceiro momento mostra o processo de organização política e a luta para conseguir estabelecer-se em terra própria a partir da ocupação, resistência e negociação com o Governo Federal. O estudo ainda mostra o cotidiano do grupo Cafuzo em Alto Rio Laeiscz; a "luta" diária para domar um meio ambiente estranho e recriar a sua parcela de saber local; analisa o processo de criação de uma cooperativa de produção que conflita com os costumes camponeses, onde predomina a autoridade hierárquica do pai e a organização familiar da produção.

 


 

Área do Conhecimento: 
Antropologia Social

História local nos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos no município de Diadema

Autor: 
Zilda Márcia Grícoli Iokoi (organizadora)
Editora: 
Humanitas / Fapesp
Ano: 
2001
ISBN: 
857506027
Área do Conhecimento: 
História
Área Específica: 
Educação
Sumário / Índice: 

"Diadema nasceu no grande ABC: História Retrospectiva da Cidade Vermelha"

Este livro foi escrito num processo de trabalho coletivo onde muitos encontros e desencontros ocorreram. Ele foi parte das reivindicações de professores do Município de Diadema, convencidos da necessidade de entendimento da história do lugar para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem que busca trabalhar com a perspectiva dos sujeitos, dos homens que nas lides cotidianas fazem a história.

Divulgar conteúdo