Voltaire

A ordem do mundo e o homem: estudos sobre metafísica e moral em Voltaire

Autor
Rodrigo Brandão
Ano
2009
Resumo / Abstract

O presente trabalho visa compreender a relação entre a ordem do mundo e o homem nas obras de Voltaire, ou seja, elucidar a posição e condição do homem num mundo ordenado por leis e a compreensão desse mundo do ponto de vista humano. Para tanto se enfrentou os temas que tal relação oferecia ao autor: a liberdade e a necessidade, o destino, a providência e o mal. Estes tópicos, como se sabe, constituem os assuntos tradicionais da teodicéia, de sorte que o presente trabalho é concebido também como a elucidação da leitura crítica de Voltaire do otimismo filosófico.

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Área do Conhecimento
Filosofia

Três argumentos da crítica da religião em Voltaire

Autor
Reinaldo Abelísio Francisco
Ano
2000
Resumo / Abstract

Nesta dissertação são analisados três tipos principais de argumento que tomados em conjunto constituem uma estrutura argumentativa da crítica da religião em Voltaire, que funciona como a alma que rege a sua obra, como um fio condutor do seu pensamento. A novidade da pesquisa consiste em trazer elementos da estrutura argumentativa de Voltaire em vez de observações mais genéricas do autor com as quais os comentadores freqüentemente se contentam. O primeiro tipo de argumento egnoseológico. É, portanto, referente à origem e natureza do conhecimento. É neste tipo de argumento que o autor aborda a questão da origem das idéias e a questão da natureza do mundo circundante para, daí, concluir a possibilidade de reconstruir argumentos a favor da existência de Deus a partir dos dados empíricos com o apoio da razão. O segundo tipo de argumento recorre aos dados da história para chegar a duas conclusões: que todos os povos acreditaram num Deus supremo e; quea tradição judaico-cristã é susceptível de crítica por ter surgido e se desenvolvido na base das teologias dos povos antigos que foi transformada em verdade única e propriedade dos judeus. O terceiro tipo de argumento recorre ao aspectoético-moral da tradição judaico-cristã para justificar uma religião natural que tem na moral voltaireana o seu principal e único fundamento. No conjunto, a dissertação procura mostrar que os argumentos voltaireanos da crítica da religião se ligam entre si na medida em que Voltaire subordina todo o seu pensamento filosófico ao problema da moral.

 


 

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Filosofia