Roda de conversa. Nas Quebradas: As transformações que vem das margens

data: 
qua, 22/08/2018 - 19:00
Local: 
Av. Professor Lineu Prestes, 338. Auditório Nicolau Sevcenko, Prédio de Geografia e História (FFLCH/USP)

 

 

VISIONÁRIOS DA QUEBRADA (Documentário, 90’, Brasil, 2018)



Sinopse: Personagens de várias quebradas de São Paulo nos guiam ao encontro de outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade. As histórias contadas por seus próprios protagonistas criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes das periferias relacionados a moda, educação, gastronomia, dança, comunicação, entre outros temas. E revelam a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores que promovem mudanças em suas comunidades. 

Estrelando: Gal Martins, Alex Santos, Amanda Negra Sim, Dimas Reis, Guilherme Petro, Fábio Lol, Rose Modesto, Tony Marlon, Rodrigo Costa, Elem Coelho, Cláudio Miranda e Fábio Miranda.

O documentário foi idealizado por mulheres negras, realizado por muitas mãos e viabilizado por financiamento coletivo. E nós, convidamos você a ampliar sua visão, atravessar as pontes que já estão construídas e se relacionar com novas histórias inspiradoras. 

___________________________________________________________________



- Abertura às 19hrs

Representante do Núcleo Diversitas/FFLCH/USP:

Professora Zilda Iokoi e Maria Arminda Nascimento Arruda.



- Início do filme às 19h30

- Abertura às 20h30 Roda de conversa


 

- Tema da roda de conversa:

Devir "Quebrada" / o viver em comunidade / o fazer através da criação de tecnologias sociais / compartilhamento como valor.


 

- Visionárias e Visionários convidados:

Rose Modesto (Educadora e ex-coordenadora do centro profissionalizante em São

Mateus, zona Leste, onde vive).


 

Rodrigo Costa​ (Artista e dançarino porta-voz do Coletivo Arouchianos, que busca garantira visibilidade, ocupação sociocultural e a demarcação do Largo do Arouche como territórioLGBT+HQIAP).

 

Tony Marlon (Jornalista, fundador do Historiorama do Campo Limpo, zona Sul. Apaixonado por educação popular ecomunicação comunitária, seu propósito é impulsionar o direito de todas e todos contarem a sua história

para o mundo).


 

- Professores da Academia convidados:

Zilda Iokoi (Professora titular do Departamento de História da FFLCH/USP, na área de História do Brasil, América Latina, Educação e Direitos Humanos e pesquisadora do Diversitas/FFLCH/USP).


 

Sérgio Bairon (Professor Livre Docente da Escola de Comunicação e Artes - USP, na área de Audiovisual, Hipermídia e Produção Partilhada do Conhecimento. É líder do CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada e pesquisador do Diversitas/FFLCH/USP). 

 

__________________________________________________________________

 

- Das periferias para o centro: qualquer pessoa pode organizar uma sessão pública do filme Visionários da Quebrada, por meio da plataforma Taturana Mobilização Social: www.taturanamobi.com.br 



Acredite nas transformações das periferias e venha se tornar um Visionário.


 

Link do trailer: https://goo.gl/rViWBN