Roda de Conversa. Nas Quebradas: As Transformações que vem das Margens

 

 

VISIONÁRIOS DA QUEBRADA (Documentário, 90’, Brasil, 2018)

Sinopse: Personagens de várias quebradas de São Paulo nos guiam ao encontro de outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade. As histórias contadas por seus próprios protagonistas criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes das periferias relacionados a moda, educação, gastronomia, dança, comunicação, entre outros temas. E revelam a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores que promovem mudanças em suas comunidades. 
Estrelando: Gal Martins, Alex Santos, Amanda Negra Sim, Dimas Reis, Guilherme Petro, Fábio Lol, Rose Modesto, Tony Marlon, Rodrigo Costa, Elem Coelho, Cláudio Miranda e Fábio Miranda.
O documentário foi idealizado por mulheres negras, realizado por muitas mãos e viabilizado por financiamento coletivo. E nós, convidamos você a ampliar sua visão, atravessar as pontes que já estão construídas e se relacionar com novas histórias inspiradoras. 
___________________________________________________________________

- Abertura às 19hrs
Representante do Núcleo Diversitas/FFLCH/USP:
Professora Zilda Iokoi e Maria Arminda Nascimento Arruda.

- Início do filme às 19h30
- Abertura às 20h30 Roda de conversa

 

- Tema da roda de conversa:
Devir "Quebrada" / o viver em comunidade / o fazer através da criação de tecnologias sociais / compartilhamento como valor.

 

- Visionárias e Visionários convidados:
Rose Modesto (Educadora e ex-coordenadora do centro profissionalizante em São
Mateus, zona Leste, onde vive).

 

Rodrigo Costa​ (Artista e dançarino porta-voz do Coletivo Arouchianos, que busca garantira visibilidade, ocupação sociocultural e a demarcação do Largo do Arouche como territórioLGBT+HQIAP).
 

Tony Marlon (Jornalista, fundador do Historiorama do Campo Limpo, zona Sul. Apaixonado por educação popular ecomunicação comunitária, seu propósito é impulsionar o direito de todas e todos contarem a sua história
para o mundo).

 

- Professores da Academia convidados:
Zilda Iokoi (Professora titular do Departamento de História da FFLCH/USP, na área de História do Brasil, América Latina, Educação e Direitos Humanos e pesquisadora do Diversitas/FFLCH/USP).

 

Sérgio Bairon (Professor Livre Docente da Escola de Comunicação e Artes - USP, na área de Audiovisual, Hipermídia e Produção Partilhada do Conhecimento. É líder do CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada e pesquisador do Diversitas/FFLCH/USP). 
 

__________________________________________________________________
 

- Das periferias para o centro: qualquer pessoa pode organizar uma sessão pública do filme Visionários da Quebrada, por meio da plataforma Taturana Mobilização Social: www.taturanamobi.com.br 

Acredite nas transformações das periferias e venha se tornar um Visionário.

 

Link do trailer: https://goo.gl/rViWBN