XXIII Mostra de Pós-Graduação. A Interdisciplinaridade na Pesquisa

Apresentação da Mostra, Programa, e Comissão Científica.

A Mostra de Pós-Graduação, faz parte dos eventos do Programa de Pós-Graduação em Educação,  Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É um evento que reúne professores-pesquisadores para discutir trabalhos desenvolvidos ao longo da formação acadêmica, com foco em pesquisa. Neste ano, numa abertura para incluir programas de Pós-Graduação com escopo semelhante, o PPG-EAHC se une ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade São Paulo (USP).

O Programa de Pós-Graduação em Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie é um programa de formação de mestres e doutores, pesquisadores e professores dentro de uma perspectiva interdisciplinar  a partir de, pelo menos, duas grandes áreas do saber: Educação, Arte e História da Cultura, com ênfase na contemporaneidade.  A interdisciplinaridade é, também, investigada por meio de manifestações artísticas e culturais, além de pesquisas bibliográficas, que propagam esses conhecimentos em diferentes meios de divulgação: exposições, curadorias, materiais didáticos, apresentações musicais, teatrais, cinematográficas, e audio-visuais.

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades foi criado a partir da iniciativa de docentes pesquisadores de diferentes áreas do saber, que se ocupam da investigação de questões pertinentes às diversidades culturais e suas implicações para o conhecimento e compreensão da realidade. O esforço conjunto decorre de insatisfações de limitações e resultados sempre parciais das abordagens disciplinares no entendimento de fenômenos como a violência, as desigualdades, as tradições e ausência de direitos de parcelas significativas da população, assim, como da sociabilidade, da preservação ambiental e do patrimônio em espaços urbanos e rurais, hoje fortemente ameaçados.

O evento se realizará neste ano nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, no Centro Histórico da Universidade Mackenzie e no Auditório da Casa de Cultura Japonesa - Cidade Universitária USP.

Comitê Científico (USP e Mackenzie):

Profa. Dra. Mirian Celeste Martins (UPM)

Profa. Dra. Professora Cláudia Hardagh (UPM)

Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi (UPM)

Profa. Dra. Rosana Schwartz (UPM)

Profa. Dra Regina Lara Silveira Mello (UPM)

Prof. Dr. Marcos Rizolli (UPM)

Profa. Silvana Seabra Hooper (UPM)

Profa. Dra. Zilda Maria Gricoli Iokoi (USP)

Prof. Dr. Francione Oliveira Carvalho (USP/UFJF)

Prof. Dr. Antonio R. de Almeida Jr. (USP)

Prof. Dr. Mauricio Cardoso (USP)