Os haitianos em São Paulo

 

FRONTEIRAS EM MOVIMENTO: Deslocamentos e outras dimensões do vivido

Os haitianos em São Paulo

 

Os estudos realizados neste projeto centraram-se no fluxo de imigrantes haitianos que migraram para a cidade de São Paulo. A chegada ao Brasil desse grupo cresceu muito com o impacto do grande terremoto ocorrido no Haiti em 2010, onde milhares de pessoas se viram sem possibilidades de retornar aos seus lares muitos deles destruídos, e também devido à crise de abastecimento decorrente da enorme catástrofe ambiental que alterou o meio ambiente ainda hoje visível. Estimulados pela projeção do Brasil, que vivenciava naquele momento um conjunto de medidas destinadas a dar acolhida humanitária aos imigrantes recém-chegados, regulamentados pela Resolução nº 97 de 13.01.2012, milhares de haitianos cruzaram a fronteira norte do Brasil. Os recém-chegados foram registrados pelas autoridades brasileiras, obtiveram Carteira de Trabalho e CPF, documentos que lhes garantiam a circulação no país, e rumaram para diferentes frentes de trabalho, especialmente na cidade de São Paulo e em cidades da região Sul do Brasil.

A partir das histórias de vida colhidas neste projeto, pudemos conhecer o perfil desses imigrantes, a trajetória desde a saída do Haiti até a chegada ao Brasil, a esperança por uma vida melhor num país conhecido por eles apenas pelo "futebol", a vivência na cidade de São Paulo e as expectativas de futuro. Se nos anos de 2010 a 2015 a imigração era majoritariamente masculina, a partir de 2015 notamos a vinda de familiares (mulheres e crianças) de imigrantes já estabelecidos, aumentando, inclusive, o número de filhos nascidos no Brasil.

O crescente fluxo de imigrantes haitianos contribuiu para o debate sobre a necessidade de revisão da atual Estatuto do Estrangeiro que visava a segurança nacional em detrimento dos humanos. O Projeto de Lei 2516/2015, que se encontra na Câmara dos Deputados, foi elaborado com a participação da sociedade civil e tem como principal demanda proteger diretos dos migrantes, garantindo condição de igualdade com os nacionais.

 

Assista o vídeo com os resultados do projeto https://www.youtube.com/watch?v=P8qOG-0TLwM