Chamada para Apresentação de Trabalhos - VIII Seminário de Ética e Direito Animal

Prazo para envio de resumos: 01 de agosto a 31 de agosto.

O grupo de pesquisa sobre Ética e Direito Animal do DIVERSITAS - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da FFLCH/USP, tem o prazer de convidar pesquisadores interessados em submeter propostas de trabalhos para a 8ª edição do Seminário de Ética e Direito Animal, a ser realizado entre os dias 06 e 07 de novembro de 2014, nas dependências da Universidade de São Paulo (USP).

Neste ano, o evento será orientado pelo tema “DIREITOS ANIMAIS - DIREITOS HUMANOS”, e terá como intuito fomentar um espaço de diálogo analítico e reflexivo acerca de relações econômicas, sociais, políticas e culturais que englobam de modo concomitante questões vinculadas aos direitos dos animais e aos direitos humanos.

Apresentação dos trabalhos:

Cada trabalho deve ser apresentado em, no máximo, 15 minutos e deverá tratar de um dos seguintes eixos temáticos:

- Questões pluriétnicas e multirraciais
Relações entre as raízes e/ou sequelas sociais oriundas da exploração/discriminação de animais, grupos étnicos, raciais e culturais.

- Questões de gênero
Vinculações entre exploração animal com aspectos identitários das construções sociais em torno do homem e da mulher.

- Relações de consumo
Conexões entre direitos animais e direitos humanos na cultura de consumo, mercado, capitalismo e discurso sobre sustentabilidade.

-Educação
Práticas educacionais escolares, campanhas publicitárias, ações de conscientização promovida por ONG’s e suas influências na concepção e tratamento dos direitos animais e direitos humanos.

Submissão de resumos:

Os interessados deverão encaminhar o resumo de 1 lauda com título, fundamentação teórica, indicação do eixo temático no qual pretendem inserir-se, nome e qualificação profissional e acadêmica dos autores, até dia 31 de agosto de 2014, para o e-mail: resumos8seminario.animais@gmail.com

A seleção dos resumos será realizada por comissão avaliadora.

Critérios para avaliação dos resumos de pesquisa:

1) Consistência teórico metodológica

2) Objetividade e coerência do texto

3) Relevância e aspectos éticos da pesquisa

Resultado:

A divulgação dos resumos selecionados se dará por e-mail no dia 15 de setembro de 2014.

Outras informações:

A sala disporá de equipamentos para projeção (computador e projetor).

Os certificados serão enviados por e-mail ao pesquisador, após o seminário.

Os custos de participação no seminário porventura necessários, como passagem, hospedagem e alimentação, são de inteira responsabilidade do pesquisador.

Em caso de impossibilidade de apresentação do trabalho durante o seminário, o pesquisador deverá informar sua ausência à comissão organizadora, o mais breve possível, pelo e-mail: resumos8seminario.animais@gmail.com

Baixe esta chamada em .jpg aqui.