José Gaston Hilgert

José Gaston Hilgert concluiu o doutorado em Letras - Filologia e Língua Portuguesa - pela Universidade de São Paulo em 1989. Fez Pós-Doutorado na Universidade de Freiburg (Alemanha), de 1995 a 1996, em no Institut für Deutsche Sprache (IDS), Mannheim (Alemanha), no primeiro semestre de 2010. É professor aposentado da Universidade de Passo Fundo-RS. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie-São Paulo-SP. Atua na área de Linguística, com ênfase em estudos da enunciação e na descrição do português falado do Brasil. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: análise da conversação, compreensão, descrição do português falado, ensino do português, enunciação, estratégias de construção do texto falado, interação, leitura e interpretação textual, língua falada, paráfrase, problemas de compreensão. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Texto informado pelo autor).

Clique aqui para acessar o currículo na plataforma CNPq Lattes.