Histórias de vidas de mulheres negras: estudo elaborado a partir das escolas de samba paulistanas

Eloísa Maria Neves Silva
Resumo / Abstract

O trabalho tem por objetivo documentar e analisar o processo de constituição das escolas de samba e do carnaval paulistano a partir do ponto de vista da mulher negra. Através da metodologia proposta pela história oral registrei histórias de vida em quatro importantes escolas de samba de São Paulo: a Camisa Verde e Branco, a Vai Vai, a Unidos e Peruche e a Nenê de Vila Matilde. Família, trabalho e samba surgiram nos relatos como instâncias norteadoras das experiências vividas. As narrativas descrevem em detalhes a participação feminina na organização da população negra tanto no espaço doméstico quanto no desenvolvimento de atividades relativas ao lazer, como por exemplo, as escolas de samba e o carnaval. Concluí que as mulheres, independentemente das diferentes funções exercidas, foram imprescindíveis e não meras coadjuvantes do processo histórico.

Área do Conhecimento
História Social