Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Atualmente é professora da UNIP - Universidade Paulista e pesquisadora do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP, e do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho - USP. Também está vinculada a outros centros de produção de conhecimento. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda - Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York - EUA (2006). É autora de livros. Entre suas principais obras estão "Vozes da marcha pela terra" (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), "Vozes da Terra - história de vida dos assentados rurais de São Paulo" e "Produção do conhecimento histórico", além artigos em livros e periódicos. Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Sociologia, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Movimentos Sociais, Direitos, Cidadania e Educação. Desenvolveu ainda materiais de apoio acadêmico e ministrou cursos para a Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atualmente ampliou sua área de atuação ao realizar trabalhos com pesquisa e organização de acervos institucionais.

Clique aqui para acessar o currículo na plataforma CNPq Lattes.