Juniele Rabêlo de Almeida

Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nomeada (DOU 14/12/2011) Professora Adjunta - História do Brasil República - da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do "Núcleo de História Oral" e do "Grupo de Estudos: Culturas Políticas na História" da UFMG. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em História Cultural da UFF (NUPEHC). Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO). Experiência como docente nos cursos de graduação em História, Comunicação Social e Relações Internacionais (CUNP, FESBH, PUC Minas e UNI-BH). Ministrou aulas em cursos de capacitação docente e extensão na Universidade de São Paulo (USP). Lecionou no Programa de Pós-Graduação (Prepes) da PUC Minas. Editora executiva da Revista Oralidades , produzida pelo Núcleo de Estudos em História Oral e pelo Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (NEHO/LEI-USP). Editora executiva da Revista História Agora e da Revista Iniciação Científica . Integrante da Equipe de Coordenação do Núcleo de Publicações Acadêmicas do Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de História, com ênfase em: História do Brasil República; Teoria e Metodologia da História; Historiografia. Possui publicações (livros, capítulos de livros e artigos acadêmicos) sobre: Culturas Políticas, História Oral, Narrativa, História do Tempo Presente, Memória e Tempo Histórico, História Pública, História da Imprensa, Vídeo Documentário na História, Militarismo, Segurança Pública, Repertório da Ação Coletiva e Movimentos Ambientalistas.

Clique aqui para acessar o currículo na plataforma CNPq Lattes.