Disciplina História do Brasil Independente II – 2º semestre de 2004

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

MATERIAL/TITULO: CAMINHOS DA MEMÓRIA

AUTORES: Teresa Cristina Teles e Zilda Márcia Grícoli Iokói (org.)

ACONTECIMENTO; Viagem de estudo a Jundiaí; Brasília; Goiânia/Goiás e São Paulo, dentro das atividades da disciplina Historia do Brasil Independente II, no 2º semestre de 2004. ministrada pela Prof. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi.

TEMÁTICA: Realidades urbanas, memória e preservação de patrimônio histórico.

CONCEITOS BASILARES: Memória, Tradição, preservar, patrimônio, presente, passado, devir, cidades, movimentos, dentre outros.

TEMAS TRANSVERSAIS: Migrações, miséria e pobreza, construção e desconstrução do presente/devir, dentre outros.

FAIXA ETÁRIA: De 7 a 18 anos.

SERIES ESCOLARES: Do 2º ano do Ensino Fundamental até,Ensino Médio e Eja.

PRODUÇÕES EDUCATIVAS: Criar roteiro de pesquisa de campo tendo por base estudo realizado. Produzir intelecções a partir do material produzido nas viagens, como, fotos e outros. Realizar discussões a partir da imagética produzida.

JUNDIAI e ITATIBA – Em 16 de outubro de 2004, os alunos realizaram visita técnica ao Museu da Cia Paulista de Estrada de Ferro em Jundiaí e visitaram a Fazenda Nossa Senhora da Conceição em Itatiba.

BRASÍLIA, GOIÂNIA E GOIÁS VELHO – Estudo comparativo de três cidades na Disciplina Brasil Independente II, realizado entre 25 e 30 de novembro de 2004.

Em Brasília os alunos visitaram a Praça dos Três Poderes, Espaço Cultural Três Poderes, Espaço Lúcio Costa, Museu da Cidade, Memorial JK, Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Esplanada dos Ministérios e Palácio da Alvorada em Brasília

Em Goiás Velho os alunos visitaram vários locais da cidade e assistiram palestra com Frei Marcos no Convento da Igreja do Rosário. Na cidade de Goiânia realizaram visita técnica ao acervo da Comissão Pastoral da Terra, assistiram palestra com Dom Tomás Balduíno e visitaram o Museu de Arte de Goiânia.

SÃO PAULO - Em novembro de 2004 os alunos de graduação empreenderam pesquisa de campo no Centro Velho de São Paulo (região da Luz, Brás e arredores da Rua 25 de Março) - Visita técnica ao Memorial do Imigrante, Mercado Municipal e Vila dos Ingleses

Galeria de Imagens:

Memorial do Imigrante e Vila dos Ingleses

Exposição fotográfica "Caminhos da Memória"