Os primeiros a morrer: as vanguardas artísticas no período da ditadura militar no Brasil.

Autor
Rodrigo Medina Zagni
Ano
2007
Área do Conhecimento
História
Área Específica
História Contemporânea do Brasil / História da Cultura / Período Ditatorial Brasileiro
Resumo / Abstract

O presente estudo tem por objetivo verificar como as correntes artísticas responderam ao estabelecimento da ditadura militar no Brasil, às perseguições à liberdade de pensamento e expressão, tomando parte da produção cultural que possa ser relacionada ao autoritarismo do Estado militarizado instaurado em 1964. Nosso objeto é portanto a produção artística do primeiro período de regime militar, de 1964 a 1968 (do golpe ao AI-5), em especial a arte que possa ser denominada engajada. Portanto é necessário determinar o nível de engajamento de diferentes grupos artísticos e como suportes tradicionais ou inovadores foram reutilizados ou utilizados para esta finalidade crítica. É necessário ainda determinar como a mensagem extremamente sofisticada e vazada codificadamente – em função da perseguição empreendida pelos órgãos oficiais de censura – acabava sendo (ou não) decodificada por diferentes públicos, e quais grupos chegavam de fato a compreendê-la. Como metodologia utilizaremos os preceitos de escrita da História Social da Arte1, História Social2, História das imagens3, História da Cultura4 e das Idéias5. Com isso pretendemos lançar luzes sobre a produção cultural, no maior âmbito que pudermos abarcar, circunscrita a um dos períodos chave na evolução política e na configuração cultural do Brasil contemporâneo. Artigo originalmente publicado na Revista eletrônica "Entre Passado & Futuro" - Revista de História Contemporânea. ISSN: 1676-8671. Julho de 2007.

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