Anais NEHO 20 anos

Apresentação

 

 

O Seminário Internacional “NEHO 20 Anos: História Oral, Identidade e Compromisso” reuniu nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2011 cerca de 250 pesquisadores na Universidade de São Paulo.

Além de comemorar 20 anos de história do núcleo de pesquisas, o encontro possibilitou o estreitamento de novas parcerias e a discussão de temas contemporâneos.

O entrelaçamento de diversas áreas do conhecimento foi também marca do Seminário ao trazer importantes nomes da Psicologia, Ciências Sociais, Cinema e História.

A conferência do moçambicano Boia Efraime Junior, professor emérito da Universidade de Berlim, abordou a situação-limite vivenciada por crianças-soldado vítimas da guerra em Moçambique.

Sua fala permitiu explorar, entre outros pontos, a questão do trauma, cada vez mais indispensável em trabalhos de história oral.

O comprometimento em aprofundar o diálogo sul-sul foi ponto de destaque da conferência do professor José Carlos Sebe Bom Meihy.

“…dizer da vocação do Neho: a continuidade em trabalhos com oralidade em sua complexidade performática: dança, modos expressivos do corpo aliado à voz, por exemplo. A atenção aos projetos que envolvam dois lados, vítimas e perpetradores, é outra meta. Sim devemos finalizar dizendo que a busca de diálogo sul-sul é nossa bandeira futura.”

As possibilidades de discussão teórica e temática se alargaram com os encontros de pesquisadores promovidos pelos oito grupos de trabalhos que compuseram o Seminário. O resultado poderá ser acompanhado através dos artigos dos participantes publicados nos anais do evento.

A identidade do NEHO em sua multiplicidade pode ser ainda verificada em outras atividades da programação, como é o caso das leituras dramáticas de histórias de vida coletadas ao longo destes 20 anos pelos pesquisadores do NEHO. Performance e produção de conhecimentos permitindo novas abordagens.

Indicando parte das preocupações futuras, a mesa “História Oral, Imagem e Documentário” fechou o evento e deu continuidade à discussão já iniciada sobre as relações entre a história oral e as manifestações que envolvem a imagem e o audiovisual.

Encontro plural e inovador que certamente contribuirá para a produção de novos saberes.