CEM - Centro de Estudos Migratórios

O Centro de Estudos Migratórios (CEM) surgiu em 1969. Pertence a Congregação dos Missionários de São Carlos / Escalabrinianos, cuja finalidade é atuar junto aos migrantes. Integra a Federação dos Centros de Estudos Migratórios João Batista Scalabrini, que congrega os demais Centros de Estudos da Congregação, presentes em vários países (São Paulo, Nova York, Paris, Roma, Buenos Aires, Manila). Conta com uma biblioteca especializada em migrações e desde 1988 publica TRAVESSIA - Revista do Migrante.
O CEM busca prestar um serviço específico para atender necessidades como:

 - coleta de informações capazes de orientar sobre as características do fenômeno migratório;
- conhecer melhor as condições em que efetivamente os migrantes vivem (clandestinidade, trabalho, violência, preconceito, organização familiar, práticas religiosas e culturais, etc);
- conhecer melhor as práticas de acolhida e integração das populações migrantes;
- assessorar o acompanhamento social, cultural e religioso prestado aos migrantes;
- prestar um serviço de formação aos agentes que trabalham diretamente com os migrantes;
- atender à demanda de informações por parte de estudantes, professores, pesquisadores e agentes sociais.
 
Nesse sentido, o Centro de Estudos Migratórios (CEM) busca prestar um apoio através do fornecimento de informações qualificadas, da assessoria aos agentes que atuam no atendimento à população migrante, à Pastoral do Migrante e movimentos sociais, e procura dialogar com pesquisadores e formadores de opinião, no sentido de aumentar o intercâmbio entre a Academia e os agentes que atuam junto aos migrantes, incidindo assim em favor de uma maior sensibilização e melhoria das condições de vida dos migrantes.

Site: http://www.missaonspaz.org