DISCIPLINA/CURSO: HDL5016 – Escritas de Ouvido

 

 

DISCIPLINA/CURSO: HDL5016 – Escritas de Ouvido

 

Docentes responsáveis:

Profa. Dra. Maria Librandi Rocha (Universidade de Stanford)

Profa. Dra. Sandra Regina Chaves Nunes

Prof. Dr. Sérgio Bairon     

 

Datas: 10, 17, 19, 24, 26 e 31 de outubro de 2017

Dia da semana: Terças e quintas

Horário: das 14:00 às 18:00

Local: Prédio da Casa de Cultura Japonesa – Cidade Universitária

Créditos: 06

 

Período de Inscrições:

Aluno especial:  12 a 20 de junho de 2017 (Mais informações: http://pos.fflch.usp.br/node/149).

Pré-matrícula dos alunos regulares: 03 a 09 de julho de 2017.
Ouvintes: até 08/10/2017 (
AQUI)


PROGRAMA

 

OBJETIVOS:

O Curso tem por objetivo explorar na literatura brasileira a presença de um universo do que podemos chamar de uma “escrita auditiva”. Clarice Lispector, Machado de Assis e Guimarães Rosa, cada qual a sua maneira, nos oferecem uma linguagem que soma a improvisação com a multiplicação autoral de vozes, transformando para o leitor a escrita de ouvido numa ausculta do mundo.

 

JUSTIFICATIVA:

A disciplina oferecerá uma abordagem interdisciplinar, aproximando antropologia, teoria literária, estudos histórico-culturais, filosofia e estudos sonoros com temáticas que percorrem a relação entre cultura oral e cultura escrita (literatura).  A tese central abordará os caminhos multifacetários das Escritas de Ouvido, destacando a escuta do autor em relação às tradições orais presentes na cultura brasileira.

 

EMENTA / CONTEÚDO:

A literatura brasileira está repleta de uma “escrita auditiva”, que pressupõe também a escuta como uma das principais ontologias do conhecimento. A multiplicidade de vozes presentes na literatura, transformando o leitor num interlocutor de vozes e de sonoridades identificam o mundo como um palco de inter-relações culturais entre os saberes oral e literário.

 

Conteúdo:

Machado de Assis e o universo da oralidade na literatura

Clarice Lispector e a multiplicidade de vozes e ambientes sonoros

Guimarães Rosa e a Oralidade do Sertão Mineiro

As Escritas de Ouvido como uma ontologia para a Produção Partilhada do Conhecimento

As múltiplas relações entre a Oralidade e a Literatura Brasileira

 

BIBLIOGRAFIA:

Abbate, Carolyn. “Music—Drastic or Gnostic?” Critical Inquiry 30 (Spring 2004): 505-536. Print.

Baptista, Abel Barros. Autobibliografias: Solicitação do Livro na Ficção de Machado de Assis. Campinas, Brazil: Editora UNICAMP, 2003. Print.

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